quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Os Eternos Ofendidos Por Piadas

Postamos uma piada não direcionada a qualquer pessoa específica e recebemos pelo Whatsapp uma mensagem avisando que alguém acabou se ofendendo. Em psicologia isso se chama ressonância. A piada incomoda a quem se identifica como alvo. É a famosa carapuça... Quem veste a carapuça precisa de intervenção psiquiátrica caso o incômodo seja muito grande.
 
Entretanto, o chiste pode se dirigir especificamente a alguém ou grupos específicos, como era o caso das charges da revista francesa Charlie Hebdo.
 
Como qualificar as charges? Extremistas. Vulgares, com certeza. Descabidas, desnecessárias. E o que dizer da reação causada? Extremista, igualmente. Ou quase igualmente. Nada justifica o que aconteceu. Um ataque intelectual, por menos sofisticado que seja, deveria ser combatido com outro ataque intelectual. Isso é o que me parece definir "legítima defesa".
 
Temos então dois extremos. O extremo da piada e o extremo da reação, por sua vez pautada por um extremismo religioso.
 
Vivemos tempos extremos, de reações extremas. O mundo perdeu a noção da qualidade do humor e do senso de humor. Precisamos de intervenção. Com urgência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário